Procrastinação e overdose de informações

Procrastinação nada mais é que deixar tudo para depois, sendo mais popularmente conhecida como “empurrar com a barriga.” É um problema que afeta muitas pessoas, principalmente quando estão conectadas à internet.

 

Por que nos dias de hoje a procrastinação está se tornando maior?

Hoje com a internet temos acesso à praticamente qualquer tipo de informação sobre qualquer assunto. Por outro lado, o número de distrações é imenso com  jogos, redes sociais, vídeos engraçados, fotos, etc. E essas coisas consomem tempo que poderia estar sendo dedicado à tarefas importantes.

Não raro as pessoas chegam ao final de um dia e notam que aquela “simples olhadinha” no Facebook vira uma bola de neve e acaba levando a uma cadeia de sites, posts, vídeos, etc.

E no final do dia acabam se sentindo lesadas e amarguradas com o tanto de tarefas que deveriam ser feitas, mas que acabam adiando para o dia seguinte.

 

Qual seria a solução para ter mais foco e não desperdiçar mais tempo?

Será que precisamos eliminar a internet do cotidiano?!

O problema definitivamente não é a internet, mas a maneira como muitas pessoas estão usando-a.

Tendo  organização e disciplina podemos transformar a internet numa ferramenta de alta produtividade.

Podemos sim ter momentos de lazer, contanto que isso seja num horário propício.  Mesmo quando não existia a internet as pessoas procrastinavam simplesmente adiando assuntos importantes.

Afinal quem nunca deixou os trabalhos escolares e estudar para provas na última hora…

Buscando um objetivo usando um bom método, podemos eliminar o stress, o desânimo, a indecisão e executar trabalhos sem estourar prazos.

 

O que fazer para não ter que adiar afazeres importantes?

 

 

Esse tem sido o maior desafio para pessoas que trabalham online e para estudantes que precisam passar em concursos disputados.

Se por um lado hoje existe a facilidade à informação, também existe o problema de não encontrar ela mastigada, ou seja de uma forma ordenada e resumida.

Muitas vezes a matéria se encontra espalhada e desatualizada o que pode consumir tempo e prejudicar mais do que ajudar.

É importante portanto, sempre consumir conteúdo das fontes que confiamos e que tenham indicações de pessoas que conhecemos.

Focar em assuntos específicos de alguns autores qualificados pode poupar tempo, mesmo que tenhamos que desembolsar algum valor num conteúdo pago.

Além disso definir uma prioridade para colocar os assuntos mais importantes no começo do dia, pode fazer com que o rendimento aumente. Já que no início do dia estamos mais dispostos e descansados, podemos lidar com os assuntos mais difíceis, que geralmente são os mais urgentes, primeiro.

Ao final do dia, podemos tratar dos assuntos menos importantes, fazer ligações, entrar nas redes sociais e até mesmo se entreter, relaxar e se distrair.

Administrar melhor o tempo e organizar sua agenda são fundamentais para lidar com projetos à longo prazo. Dividindo as tarefas e fazendo um cronograma antecipadamente ajuda a economizar tempo.

Intercalar descansos programados são importantes para manter o ritmo de trabalho efetivo sem se desgastar e se estressar.

 

A importância de criar cronogramas e estabelecer descansos programados

Quando a pessoa não tem uma rotina ou cronograma definido acaba perdendo muito tempo tentando fazer tudo ao mesmo tempo.

Criando hábitos ou horários definidos para cada tarefa ou assunto, conseguimos mais foco e economizamos tempo e energia.

Podemos criar um esquema diário simples para ter mais foco e organização:

8:00 hs = tarefa 1  

9:00 hs = tarefa 2  

10:00 hs = intervalo para descanso


10:15 hs = tarefa 3

11:00 hs = tarefa 4,5

12:00 hs = intervalo para almoço


13:00 hs = tarefa 6

14:00 hs = tarefa 7,8

15:00 hs = intervalo para um cafezinho


15:15 hs = revisão das tarefas

16:00 hs = preparar assuntos do dia seguinte

17:00 hs = encerramento das atividades ou descanso para continuar as horas extras


 

Os pontos importantes podem ser divididos em 4 blocos:

8:00 ~10:00 hs (bloco 1)

Esse é o bloco das atividades mais importantes. Aqui o pensamento é aproveitar a energia até as 10:00 hs no cumprimento de tarefas mais lucrativas ou estudar matérias com peso maior nas provas.


10:15~12:00 hs (bloco 2)

Aqui o ritmo não é tão intenso e tarefas de média dificuldade podem ser realizadas moderadamente. O pensamento é simplesmente realizar as tarefas.


13:00~15:00 hs (bloco 3)

Aqui o ritmo é mais lento e tarefas mais fáceis devem ser alocadas aqui. A curva de produtividade costuma cair e sobe aos poucos até o fim do dia.


15:15~17:00 hs (bloco 4)

Aqui focamos na revisão e análise de tudo que foi produzido ou estudado. Tarefas extras de última hora que requerem atenção podem ser alocadas aqui.

É sempre bom ter esse espaço de tempo para corrigir erros e preencher assuntos em aberto. Aqui podemos olhar e-mails, fazer ligações e preparar assuntos e material para o dia seguinte.


 

schedule-laptop

 

Isto é apenas um exemplo ilustrativo, que não precisa ser seguido à risca e inclusive pode ser até invertido. Mas com esse modelo você pode ter uma ideia de como distribuir tarefas e descansos com o intuito de aumentar a produtividade.

Os pontos com intervalo são importantes para não nos sobrecarregarmos, inclusive podem ser aumentados para manter mais foco e concentração sem desgaste físico ou mental.

Em treinos de musculação por exemplo, é costume dividir os exercícios em séries e números de repetições. Quanto mais intensos os movimentos e maiores os pesos, maiores são os intervalos para descanso entre as séries.

No caso de atividades mentais podemos usar a técnica do pomodoro que baseia-se em 25 minutos de estudo focado e concentrado seguido de descansos programados.

Repare que em todos os casos a pessoa realiza apenas uma tarefa por vez e há uma definição de sequência de atividades e um tempo estipulado.

Isso tudo faz com que a mente ou o corpo se mantenham em equilíbrio dando uma sensação de metas cumpridas o que é muito prazeroso e estimulante.

 

Segredos da Alta Perfomance

 

segredos da alta performance 2.0

 

Por que você deve ter uma alta performance?

O motivo principal é que essa é a melhor forma de você se diferenciar dos seus concorrentes, conquistar seus sonhos por mérito próprio, aumentar seus ganhos, ter uma vida plena e tempo para o que é realmente importante para você.

Você será visto como uma referência para as pessoas que te rodeiam recebendo propostas de negócios e ser reconhecido pela sua capacidade de execução.

Naturalmente sua renda, sua autoestima, seus relacionamentos e seu conhecimento irão aumentar. Você pode conquistar essas coisas passo a passo de maneira crescente com um método simples e comprovado.

Caso você queira se aprofundar mais no assunto, Clique Aqui para conhecer o treinamento que pode triplicar sua produtividade.

 

VOLTAR AO INÍCIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *