Mindset e Mudança de Paradigma

Mindset é a maneira como pensamos individualmente baseados em princípios, experiências e conhecimentos acumulados.

O mindset pode nos levar ao sucesso ou ao fracasso porque ele determina as nossas atitudes que podem levar à resultados positivos ou negativos.

É importante entendermos como as pessoas vencedoras pensam e enxergam o mundo, pois isso nos dá um modelo de como criar uma mentalidade que nos ajude a tomar decisões mais precisas.

Fazendo uma analogia com os computadores e sistemas operacionais:

Mantendo o mesmo hardware, que é a parte física do equipamento, podemos aumentar a eficiência da máquina mudando apenas os programas, deixando a execução das tarefas mais rápidas.

No caso de pessoas, elas com o mesmo corpo mas com uma mentalidade diferente, podem alcançar melhores resultados em diversas áreas de sua vida.

 

 …mas não somos máquinas, temos emoções e sentimentos!

Exatamente! Esse é o fator que diferencia os que conseguem grandes saltos de transformação em um curto espaço de tempo.

Além de mudar a mentalidade é essencial uma mudança de estado emocional, para gerar motivação, engajamento, iniciativa e consequentemente resultados positivos.

Segue o seguinte esquema para ilustrar melhor o raciocínio:

Mudança de Mindset>

Motivação e entusiasmo>

Ações e hábitos>

Resultados diferenciados

Um exemplo prático disso são os atletas olímpicos e de alta performance. Com uma mentalidade voltada à vitórias e superação de limites, eles treinam intensamente e seguem um plano de condicionamento físico e mental que os deixem focados nas competições.

Quando um lutador, nadador ou maratonista deixa de acreditar em si, praticamente ele decreta o fim de sua carreira…

 

mindset

 

Como criamos o Mindset para vencer e atingir os objetivos?

Essa é a pergunta crucial que tem muitas respostas vindas de grandes escritores, treinadores, empreendedores e palestrantes. Assim vemos e entendemos porque o hábito da leitura de livros de auto-ajuda e consultorias são importantes para ter uma fonte de inspiração e conhecimentos especializados.

No mundo caótico em que vivemos, temos muitas coisas negativas como inveja, ódio, corrupção, crimes e doenças que criam uma massa de energia que provocam a preguiça, falta de foco, insônia, procrastinação, medo, falta de motivação, etc.

Desde que nascemos somos bombardeados de informações e as mais diversas crenças que ficam gravadas em nosso subconsciente. Criamos um mapa e um modelo mental de mundo de acordo com o que os pais, professores, parentes, amigos, televisão, mídia e experiências pessoais produzem ao longo do tempo.

O problema é que muitas crenças são nocivas para o nosso desenvolvimento pessoal, financeiro, intelectual e espiritual. Ao passo que certos modelos mentais nos fortalecem, nos posicionam num caminho de vitórias, atraem pessoas que vibram numa frequência positiva e surgem oportunidades que nos enriquecem.

Identificando e eliminando as crenças limitantes conseguimos aliviar todo o peso que tem atrasado a nossa escalada ao topo.

 

Do que se tratam essas crenças limitantes? Teria algum exemplo?

Um exemplo de crença limitante é acreditar que tudo depende da sorte e do acaso, dessa forma impedindo a pessoa de elaborar planos de longo prazo e buscar conhecimento.

Uma vez que o subconsciente aceite que não faz sentido se esforçar nos estudos, trabalho e desenvolvimento pessoal, a vítima acaba se prendendo a uma visão de mundo em que ela fica estagnada esperando o “dia perfeito”.

Uma outra crença que impede o ser de sair do lugar é de que ele não é capaz de fazer nada sozinho…

 

mindset

 

O que é paradigma e como isso afeta nossa vida?

Paradigma seria como um mindset coletivo. E no decorrer da história da humanidade muitos pensadores, escritores, filósofos, líderes e gurus surgiram compartilhando sua visão de mundo para a grande massa condicionada a viver num sistema controlado pela elite dominante.

Desde a pré-história ocorreram muitas descobertas e transformações que condicionaram as pessoas a viverem num mundo cercado de predadores naturais e posteriormente de inimigos territoriais ou ideológicos.  Sempre o mais forte controlando por meio da opressão física ou mental.

Hoje a competição acontece no mercado de trabalho, onde as vagas de emprego e concursos públicos são disputadas acirradamente.

 

Como permanecer com uma mentalidade positiva?

Um ponto chave é conhecer a si mesmo, numa jornada interior de descobrir pontos fortes e fracos.

Focando nos nossos pontos fortes e adicionando uma nova programação mental positiva e voltada a realização de metas,  podemos ampliar nossas capacidades no campo profissional, nossa qualidade de vida, melhorar nossos relacionamentos, otimizar a administração do tempo e acumular conhecimento com mais eficiência.

Com o passar do tempo o meio acaba não mais influenciando o nosso ser e começa a ocorrer o contrário. Pessoas ao nosso redor começam a notar nossa transformação pessoal e passam a se sentir incomodadas ou admiradas.

Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a maneira como vemos o mundo.

 

VOLTAR AO INÍCIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *