9 dicas para obter sucesso no trabalho em equipe

 

Saber trabalhar em equipe é um dos principais requisitos exigidos de qualquer profissional ou empreendedor que almeja sucesso em sua carreira. Mas, para muitos, trata-se de um imenso desafio pessoal que mexe com o lado emocional e exige uma transformação radical no comportamento.

Atualmente, poucas são as escolas de qualquer graduação que preparam seus educandos para o trabalho em equipe, deixando que cada um acabe por enfrentar o ambiente corporativo de forma despreparada e insegura.

O trabalho em equipe pode ser uma experiência extraordinária e amplamente positiva, porém somente será bem sucedida se algumas regras, fundamentadas no bom senso e baseadas em uma comunicação eficaz, forem seguidas à risca por todos os envolvidos.

O conjunto de dicas abaixo pode tornar qualquer trabalho realizado em equipe em uma oportunidade enriquecedora pela troca de conhecimentos que proporciona, resultando em ganhos ainda maiores para todos, visto que tornará ágil o cumprimento de metas, otimizando o tempo e os custos.

 

1. Trabalhe duro

Em todas as atividades propostas, dê o seu melhor e um pouco a mais. Seja responsável pelo grupo, e então se entregue de corpo e alma às tarefas propostas para que o sucesso na realização do projeto seja realmente o objetivo comum.

 

2. Seja inclusivo

Inclua todos os colegas do grupo nas discussões, peça opinião de cada um, ajude a equipe nas decisões e compartilhe as tarefas de acordo com as habilidades individuais. Dê a cada um a oportunidade de falar o que pensa a respeito do projeto. Tenha interesse sincero pelas idéias dos colegas e coopere com eles para que todos decidam qual o melhor caminho juntos.

 

3. Reveze a liderança

Não queira ser o líder o tempo todo, como também não seja apenas um mero seguidor em tempo integral. Fale somente o necessário e pratique a audição participativa, aquela na qual você ouve a opinião dos colegas, mas não hesita em fazer questionamentos que aperfeiçoem as escolhas feitas.

 

4. Seja gentil

Questione e argumente, mas jamais critique duramente os colegas, principalmente na frente do grupo. Tenha certeza de que você entendeu o que a outra pessoa está dizendo antes de dar sua opinião. Ser gentil nos debates só trará benefícios mesmo diante de uma crise.

 

5. Seja pontual

Esta parece uma dica óbvia, mas pouco respeitada no ambiente corporativo. Líderes são pontuais, controlam a agenda das reuniões, avisam com antecedência se acontecer algum imprevisto que impeça a realização do encontro e não desperdiçam o tempo dos demais colegas.

 

6. Não seja omisso

Se algum dos integrantes do grupo não está fazendo seu trabalho corretamente ou parece alheio aos interesses do grupo, chame sua atenção, mas compartilhe a questão com a equipe. Todos devem estar a par do problema e as decisões devem ser tomadas em conjunto.

 

7. Mantenha o foco

Com tudo planejado, agendado e em andamento, manter o foco nas tarefas e não se perder com assuntos irrelevantes é uma das garantias de que o projeto terá sucesso. Seja cuidadoso com tudo que precisa ser feito e não permita desvios inoportunos. Atingir metas exige disciplina e concentração.

 

8. Seja positivo

Cuide do estado de espírito da sua equipe. Seja divertido, mas sem excessos. Elogie o trabalho dos colegas. Seja aberto a novas idéias. Faça sua parte mantendo o alto astral do grupo e contribuindo para um ambiente saudável e equilibrado.

 

9. Seja justo

Diante de qualquer problema, seja ponderado e justo. Verifique antes qual a sua parcela de contribuição e o que você poderia ter feito para evitar a crise. De posse da solução, aja rapidamente, para que os prazos sejam respeitados. Se houver conflitos entre colegas, tente compreender o ponto de vista das pessoas, mas exija respeito e cordialidade sempre.

 

VOLTAR AO INÍCIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *